quarta-feira, 27 de abril de 2011

Edição especial Caros Amigos sobre MÍDIA

enviado por Valério Amorim, via RioBlogProg

Muito oportunamente,  a Revista Caros Amigos (para quem não conhece
carosamigos.terra.com.br/) está com uma edição especial nas bancas intitulada MÍDIA: A GRANDE BATALHA PARA A DEMOCRACIA. Veja o texto de apresentação a seguir:

"Sem mais delongas

Não dá mais para adiar: o Brasil precisa enfrentar e desmontar o oligopólio da mídia. Já está claro, para boa parte da sociedade, que o aperfeiçoamento e o funcionamento da democracia
– mesmo nos marcos do capitalismo – pressupõem a democratização
da comunicação social.


O modelo vigente de concessões da radiodifusão possibilita a concentração de emissoras de rádio e TV nas mãos de alguns poucos grupos empresariais, os quais controlam a informação, restringem a liberdade de expressão, infl uenciam decisivamente na vida cultural, política e social do povo brasileiro. Mais do que isso: o atual sistema burla a vontade popular expressa na Constituiçãode 1988 e representa uma ameaça efetiva para a diversidade cultural e política.

A sociedade brasileira é testemunha do partidarismo e da manipulação dos meios nas eleições. Não faz o menor sentido que o serviço público de radiodifusão, operado mediante concessão, seja utilizado por interesses particulares para favorecer partidos e candidatos do agrado dos grupos econômicos, religiosos e políticos.
Está na hora do Brasil aperfeiçoar os critérios de controle
social da mídia.


A sociedade é testemunha, também, do uso dos meios para criminalizar os movimentos sociais, as populações negras, faveladas e pobres em geral. Há muito tempo que a grande mídia tem sido conivente com as violências do Estado contra os segmentos populares,
ao mesmo tempo em que sonega e omite informações e fatos relevantes para o desenvolvimento nacional.


A presente edição especial da Caros Amigos fornece aos leitores uma coletânea de reportagens e artigos sobre a atual situação da comunicação, aponta os grandes nós e desafi os, compara com as saídas construídas em outros países e mostra as várias alternativas e frentes de luta para melhorar, aperfeiçoar e – principalmente – democratizar o sistema de comunicação no Brasil. Esperamos, com isso, contribuir para a reflexão e o debate."

RioBlogProg - PolíticaMovimento dos Internautas Progressistas do Estado do Rio de Janeiro
Grupo de discussão sobre Política

Inscreva-se ou mude suas configurações em:http://groups.google.com.br/group/rbp-politica?hl=pt-BR


PS do Blog: o episódio recente com o senador paranaense Roberto Requião, que por se interrogado se abriria mão  da sua aposentaria como ex-govbernador do Paraná, por um repórter da Rádio Band, e a sua atitude de pegar o grvador do Repórter e apagar a matéria, e pior ainda, o sorriso do senador José Sarney, presidente do senado ao comentar o fato, é uma demonstração de como se torna urgente mudanças no modelo vigenre sobre a Mídia no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário