sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O protagonismo da blogosfera progressista em uma das maiores eleições livres do planeta



A blogosfera progressista apresentando o novo, desmascarando farsas
A campanha vai chegando ao fim e, salvo qualquer terremoto-midiático-partidário, Dilma tem ligeiro favoritismo para vencer as eleições no primeiro turno, segundo todas as recentes pesquisas (exceto o Datafolha, claro).
O que se viu até este momento foi uma partidarização crescente e escandalosa dos grandes grupos de imprensa em favor de uma candidatura, Serra. O que acabou provocando um fenômeno na comunicação social: a explosão de acessos aos blogs independentes, fortaleceu a blogosfera como opção viável para levantar o contraditório e analisar questões que a mídia tradicional e conservadora não se ocupa ou se desinteressa, por oportunidade política ou por posições historicamente contrárias.
No final das contas toda essa partidarização xiita praticada pela grande imprensa conservadora ajudou a erigir uma nova forma de buscar informação pelas pessoas, ajudou a construir uma nova maneira de discutir as questões nacionais e regionais, possibilitou a distinção de lados e práticas no processo de informar a sociedade ou desinformá-la, enfim, de todo mal que provocou até esse instante e ainda poderá provocar até domingo, a maior benesse foi trazer para o centro o novo protagonismo da blogosfera livre, independente e progressista.
As eleições cobertas parcialmente e sem profundidade pelos tradicionais veículos de comunicação, deslocou parte da audiência para a internet, migrada por pessoas que cansaram do velho modelo de informação vinculada tão somente ao cabresto eleitoral que interessa aos barões da mídia brasileiros.
Até domingo muitas coisas ainda poderão acontecer, muitas jogadas políticas serão executadas, assim como muitas movimentações contrárias


by Claudio Ribeiro no Blog http://palavras-diversas.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário