quinta-feira, 13 de maio de 2010

III Feira RSE Bacia de Campos

DIA 19 - QUARTA-FEIRA
15 horas - Palestra de abertura: “Commodities Ambientais e Negócios Sustentáveis”.Palestrante: Amyra El Khalili – Professora de pós-graduação em Commodities Ambientais, escritora, idealizadora do Projeto BECE (sigla em inglês) - Bolsa Brasileira de Commodities Ambientais -, com a missão de construir um novo modelo econômico para a América Latina e o Caribe. Foi indicada por diversas entidades e lideranças para o "Prêmio 1.000 Mulheres para o Nobel da Paz, com endosso de pacifistas israelo-palestinos. Em 2005, foi indicada para o Prêmio Bertha Lutz.

16h20m – Coffe-break
16h30m - Painel: “Petróleo: Riscos, Desafios e Oportunidades Ambientais”- Aristides Soffiati Neto – Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), escritor e ambientalista, autor de nove livros sobre cultura e meio ambiente e doutor em História Ambiental pela UFRJ. Suas pesquisas abrangem as seguintes áreas: História, Cultura e Religião Africanas, Meio Ambiente, Ecologia e Problemas Ambientais Regionais,Processos Históricos, Sociedade e Desenvolvimento Regional;

- Fernando Marcelo Tavares – Jornalista, idealizador do suplemento cultural Arte Nativa e da revista Seculus, ambientalista, ex-secretário de Meio Ambiente de Macaé e atual sub-secretário de Comunicação Social do município.

- Vilmar Berna – Escritor, ambientalista, ganhador do Prêmio Global 500 Para o Meio Ambiente da ONU e do Prêmio Verde das Américas, entre outros. Fundou e dirige a REBIA – Rede Brasileira de Informação Ambiental, com sede em Niterói (RJ), da qual é editor voluntário da Revista do Meio Ambiente e do www.portaldomeioambiente.org.br distribuídos gratuitamente com o objetivo de contribuir na formação de uma nova consciência ambiental e na cidadania ambiental em nossa sociedade.

18h – Coffee-break
18h10m às 19h30m – Oficinas do Conhecimento – Apresentação dos projetos e ações das Universidades e Cursos Superiores instalados na região.

20h – Show de MPB com Cláudio Nucci e Banda, no pavilhão térreo do Macaé Centro.

DIA 20 - QUINTA-FEIRA
14h30m – Painel: “Sustentabilidade, RSE e Consumo Consciente”.- “A RSE na Visão da Imprensa”: Amélia Gonzalez - Jornalista, editora do suplemento Razão Social de O Globo e do blog Razão Social. Estudiosa e apaixonada pelo tema Responsabilidade Social, a jornalista conquistou respeito e seu trabalho se tornou um importante indutor para uma gestão socialmente responsável nas empresas;

- “Empresas Indutoras da Sustentabilidade”: Carlos Ely, diretor de Relações Institucionais do Walmart Brasil, empresa que adota a sustentabilidade como diretriz que norteia todas as suas ações: o trabalho dos seus funcionários, o relacionamento com os fornecedores, o atendimento ao cliente, a atuação na comunidade e o investimento social. Em 2009, o Walmart Brasil realizou o Pacto pela Sustentabilidade, durante o qual assumiu uma série de compromissos envolvendo fornecedores, governo e outras entidades;

- “Educação e Liderança para a Sustentabilidade”: Thais Corral – Jornalista com Mestrado pela Escola de Políticas Públicas de Harvard, membro do Conselho Consultivo do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, coordenadora da Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) desde 1990, presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças e co-diretora da Global Leadership Network.

16h20m – Coffe-break.
16h30m – Palestra: “Uma Sociedade para Todos”Palestrante: Cláudia Werneck - Jornalista, escritora, teve uma atuação pioneira na disseminação do conceito de sociedade inclusiva no Brasil e nos demais países da América Latina desde 1992, tornando-se no ano 2000 a primeira escritora brasileira a ter livros recomendados simultaneamente por Unesco e Unicef. Empreendedora social, integra desde o ano de 2003 as duas mais conhecidas redes de empreendedorismo social do mundo, a da Ashoka Empreendedores Sociais (Estados Unidos) e a da Fundação Avina (Suíça), que reúnem lideranças internacionais com vocação e experiência na criação de idéias inovadoras para influência em políticas públicas.

Debatedora: Rita Barreto – presidente da Sociedade de Ensino e Terapia Macaense - Sentrinho, instituição criada como espaço alternativo de educação inclusiva para pessoas com deficiência. Em 1991, a escola passou a ser atendida pelo Programa Avançado de Assistência e Tratamento a Pessoas Especiais – PATE – da Petrobras, o que garantiu, entre outras coisas, o financiamento da construção da sede própria da instituição em terreno cedido pela prefeitura de Macaé, no Campo d’Oeste.

18h – Coffe-break
1810m - Palestra: “O Direito Ambiental das Cidades”.
Palestrante – Rogério Rocco - Ex-superintendente do Ibama no Rio de Janeiro, advogado, Mestre em Direito da Cidade e Analista Ambiental.

19h10m – Coffee-break
19h20 – Rodada de Negócios Sustentáveis
20h – Show de MPB com o Grupo Palafita, no pavilhão térreo do Macaé Centro.

DIA 21 - SEXTA-FEIRA
8h às 17h30min - Dia Social da PRIDE 2010

14h30m – Palestra: “A agenda da Sustentabilidade e as grandes transformações do Século XXI”.
Palestrante – Sérgio Besserman – Professor, economista, ambientalista, presidente do Comitê de Gestão Integrada e de Mudanças Climáticas da Prefeitura do Rio de Janeiro. Ex-presidente do IBGE, foi diretor de planejamento do BNDES, é membro do conselho diretor da WWF-Brasil e trabalha no tema Mudanças Climáticas desde 1992. É comentarista de sustentabilidade na Globonews e da radio CBN.

15h50m – Coffe-break
16h – Palestra: “Captação de Recursos e Gestão de Projetos Socioambientais - Melhores práticas e experiência do Instituto Brasileiro de Florestas na produção de 1 milhão de árvores nativas mensal envolvendo comunidades em todo o país”.
Palestrante – Higino Aquino – Diretor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Florestas (IBFlorestas), uma associação sem fins lucrativos que tem como foco de trabalho o apoio no reflorestamento e proteção de florestas nativas. Fundado em 2006 pela Família Aquino, atualmente a associação congrega a maior rede de produção de mudas florestais nativas do Brasil, localizados nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, produzindo mudas de árvores do bioma Mata Atlântica e Cerrado para todo o país.

17h – Coffee-break
17h10m – Celso Badaró da Silva – Técnico de Arquitetura pelo instituto OBERG de desenho no estado do Rio de Janeiro, especialização em Administração de Empresas e em Gestão e Fiscalização de Convênios pela TAO em 2007. Ex-Presidente do sindicato dos Desenhistas do Estado do Rio de Janeiro, ex-diretor da Federação Nacional dos Projetistas e Desenhistas. Atual supervisor da assessoria de Responsabilidade Socioambiental da Eletrobrás – Eletronuclear – Termonuclear S/A

18h20m – Apresentação de Projetos Sustentáveis da Região da Bacia de Campos.

20h – Show de Encerramento:

Fulinaíma blues poesia
com Artur Gomes (poesia cantada e falada), Luiz Ribeiro e Filipe Gomes (violão e guitarra).

STF condena primeiro parlamentar
desde a promulgação da Constituição de 1988

O STF (Supremo Tribunal Federal) condenou nesta quinta-feira um parlamentar pela primeira vez desde a promulgação da Constituição Federal, em 1988.

Os ministros aplicaram ao deputado federal Zé Gerardo (PMDB-CE) a pena de dois anos e dois meses de detenção, que foi substituída pelo pagamento de 50 salários mínimos e prestação de serviços comunitários durante o período em que ficaria preso.

Ele foi condenado pelo crime de responsabilidade, por não respeitar a verdadeira finalidade de um convênio firmado com o Ministério do Meio Ambiente em 1997, quando era prefeito de Caucaia (CE).

Ele recebeu R$ 500 mil do órgão federal para a construção de um açude na cidade, mas utilizou os recursos em 16 passagens molhadas, uma espécie de ponte que, na época de cheia do rio, fica submersa pela água.

A defesa do deputado admitiu que os recursos foram utilizados para a construção dessas passagens, mas alegou que elas não causaram prejuízos ao município, já que o açude foi feito anos depois. Ainda segundo os advogados de Gerardo, as obras foram realizadas sob o comando da Secretaria de Infraestrutura de Caucaia, que havia autonomia para decidir onde empregar os recursos.

O relator do caso, no entanto, ministro Carlos Ayres Britto, afirmou que "não há dúvidas" de que o crime foi cometido pelo hoje parlamentar. "O convênio foi assinado em 1997 e teve sete prorrogações assinadas pelo hora acusado. Por isso não há dúvidas do dolo no emprego de recursos em desacordo com a finalidade", afirmou.

O ministro foi seguido pelos colegas Joaquim Barbosa, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski,
Eros Grau, Marco Aurélio Mello e Cezar Peluso. Os dois últimos, no entanto, decidiram estipular uma pena menor do que aquela proposta por Britto, o que faria o caso prescrever, o que não prevaleceu.

Já os ministros José Antonio Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Celso de Mello votaram pela absolvição do parlamentar.

Zé Gerardo ainda pode entrar com recursos --tecnicamente chamados de embargos de declaração-- para esclarecer possíveis contradições, omissões ou obscuridades na decisão de ontem.

O Supremo Tribunal Federal nunca havia condenado ninguém desde 1988. A assessoria de imprensa não sabe dizer quantas condenações já foram proferidas pelo Supremo nem quando elas ocorreram.

Em março deste ano, quase que os deputados federais Alceni Guerra (DEM-PA) e Fernando Lúcio Giacobo (PR-PA) foram condenados por fraude em licitação, mas por conta da ausência do ministro Eros Grau, o caso terminou empatado em 5 a 5 e acabou prescrevendo dias depois.


Caros amigos,
A Câmara dos Deputados aprovou a Ficha Limpa!

Esta é uma vitória incrível para nós e todos os brasileiros. Obrigado a todos que ajudaram a fazer este grande dia se materializar!

Quando a Ficha Limpa foi apresentada, muitos acreditavam que ela nunca iria passar. Até o presidente da Câmara, Michel Temer, disse diversas vezes que não acreditava que existia apoio político o suficiente para aprovar o projeto de lei.

No entanto, eles não esperavam a maior campanha online na história do Brasil. Com milhões de assinaturas, milhares de mensagens enviadas e de ligações feitas - nós tornamos o impossível possível, tomando controle de nossa democracia. Nós trouxemos de volta o poder político para as mãos da população.

E só estamos começando. Meio milhão de brasileiros estão recebendo este alerta. Juntos podemos nos tornar uma grande força para gerar mudanças políticas e sociais em nosso país e no mundo. Clique no link abaixo para participar de um chat ao vivo e parabenizar outros membros desta comunidade incrível, além de compartilhar idéias do que devemos fazer no futuro: http://www.avaaz.org/po/vitoria_ficha_limpa/?vl

A Ficha Limpa ainda não é lei. Ela ainda precisa passar pelo senado e depois receber a sanção presidencial- talvez vamos precisar agir novamente nas próximas semanas, mantendo a pressão para garantir que a Ficha Limpa não seja enfraquecida ou mudada.

Mais de 550.000 pessoas se mobilizaram através da Avaaz. Nós nos tornamos a maior rede virtual de engajamento político na história do Brasil, e parte do maior movimento global online do mundo.

Nós vimos que trabalhando junto nosso poder é fenomenal - juntos nós podemos começar a construir o Brasil, e o mundo, com que sonhamos. Clique aqui para se juntar ao chat ao vivo e conhecer essa comunidade incrível, que fez o Ficha Limpa acontecer: http://www.avaaz.org/po/vitoria_ficha_limpa/?vl

Com um profundo agradecimentos e grande entusiasmo com o que podemos conquistar, Graziela, Ricken, Alice, Pascal, Luis, Iain, Milena e toda a equipe Avaaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário