quarta-feira, 10 de junho de 2009


Oi Gente,Tudo bom?

Estou passando para dar uma dica que achei importante:Começa na próxima segunda-feira dia 15/06, às 20h30min, na TV BRASIL, a minissérie documental TRAVESSIA.
Dividida em cinco capítulos, a série que conta com a assinatura de concepção, roteiro e direção do cineasta João Batista de Andrade, e traça um perfil reflexivo do que significou o Golpe Militar em termos de impacto para a sociedade brasileira, através do relato da 'Travessia' de alguns cidadãos brasileiros que tiveram suas vidas atingidas pelo golpe militar.

Com duração de 30min cada episódio, a minisérie será dividida em 'O Conflito', 'O Golpe', '1968', 'Memória' e 'Travessia'. O primeiro, 'O Conflito', mostra o contexto histórico e político em que se encontrava o país, pouco antes do golpe. Dois fatos que marcaram profundamente a época são analisados: o “Comício das Reformas” (ocorrido no Rio de Janeiro, em 13 de março de 64, considerado por muitos o conflito básico que acabou levando ao golpe) e as passeatas “Com Deus, pela Liberdade” (também de março de 64).

O episódio conta com entrevista da militante Maria Paula Caetano, organizadora das 'Marchas de Família', e de Almino Afonso Ministro do Trabalho do governo Jango (João Goulart). Intelectuais brasileiros, militantes de causas sociais, artistas e políticos dão depoimento e consistência à minisérie como: Augusto Boal - dramaturgo, Walmir Pomar - ex-dirigente do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Gildo Marçal Brandão - Jornalista, historiador e ex-dirigente do PCB, Chico de Assis - Dramaturgo e um dos fundadores do primeiro Centro Popular de Cultura da UNE, Jean Claude Bernardet - historiador e crítico de cinema, Carlos Lyra - Músico, Djalma Batista - Cineasta, dentre outros.

Uma aula de Brasil. Excelente pedida, nessas noites frias... rs
É programa pra gravar, pra juntar um grupo e assistir com os amigos, debater, refletir, enfim, pensar..Beijo grande & bom feriado!

Sheila Fonseca (por e-mail)

Nenhum comentário:

Postar um comentário