segunda-feira, 25 de maio de 2009







TEMPORADA DE 2009 COMEÇA
COM RECITAL DE SAXOFONES

A próxima promoção do Orfeão de Santa Cecília traz a Campos um inusitado grupo musical, composto exclusivamente de saxofones (soprano, contralto, tenor e barítono): é o QUARTETO DIVERSAX, que tem três músicos campistas e mais um friburguense em sua formação – Dalton Freire, Osvaldo Lessa, Ademir Gomes e Aurimar Donato.

Criado para difundir ao mesmo tempo as múltiplas possibilidades dos saxofones e o vigor da música instrumental em nosso país, o DIVERSAX mostrará, no próximo dia 29 de maio às 20 horas, no Salão Nobre da Santa Casa de Misericórdia, grandes sucessos populares e eruditos, além de três peças de autores campistas, dando prosseguimento ao Projeto Resgate da memória sonora de Campos, iniciado ano passado.

A promoção do Orfeão de Santa Cecília (no aniversário de 60 anos da Sociedade civil, completados em 2009) tem o apoio cultural da Casa de Cultura Villa Maria da UENF e da Santa Casa de Misericórdia de Campos. A entrada é franca.

Visite nosso site: http://www.orfeao.org.br/


Beatlemania

Os beatlemaníacos vão se reunir na próxima quarta-feira, dia 27 de maio na Noite do Vinil dedicada ao histórico grupo inglês que mantém fãs em todo o mundo até hoje. O acervo da noite ficará por conta dos colecionadores Marcio Aquino e Wellington Cordeiro. O vinil acontece a partir das 22h na Taberna Dom Tutti - rua das Palmeiras, 13, atrás do Churrasquinho do Luiz na Av. 28 de março.


Beatles

A trajetória dos Beatles começou no The Cavern Club, em Liverpool, e depois tomou o rumo do sucesso mundial. Ao longo de apenas 8 anos, de 1962 a 1970 (veja a discografia inglesa completa), os Beatles mudaram para sempre a face do rock and roll, criando uma linguagem musical única e influenciando o comportamento da juventude de sua época, como ninguém havia feito antes. Esse fenômeno comportamental da década de 60 foi chamado de Beatlemania.

Até hoje, nenhum outro grupo musical conseguiu reproduzir tal façanha. Depois de mais de 30 anos da divisão do grupo, as vendagens dos discos dos Beatles continuam incríveis.




MINISTÉRIO DA CULTURA
- PORTARIA Nº 29, DE 21 DE MAIO DE 2009.

Dispõe sobre a elaboração e gestão de editais de seleção pública para apoio a projetos culturais e para concessão de prêmios a iniciativas culturais no âmbito do Ministério da Cultura. & PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA - INSTRUÇÃO NORMATIVA No. 1 DE 08 /05 /2009


"Art. 1º As ações de patrocínio dos órgãos e entidades integrantes do Poder Executivo Federal são reguladas pelas disposições desta Instrução Normativa.
Art.. 2º Para efeito desta Instrução Normativa, consideram-se:
I - patrocínio: apoio financeiro concedido a projetos de iniciativa de terceiros, com o objetivo de divulgar atuação, fortalecer conceito, agregar valor à marca, incrementar vendas, gerar reconhecimento ou ampliar relacionamento do patrocinador com seus públicos de interesse;
II - patrocinador: órgão ou entidade integrante do Poder Executivo Federal;III - patrocinado: pessoa física ou jurídica beneficiária direta do patrocínio e signatária dos contratos celebrados com o patrocinador.


TJ-RJ suspende cotas em universidades públicas

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro concedeu hoje à tarde uma liminar que suspende os efeitos da lei estadual que estabeleceu cotas em universidades públicas estaduais. A ação contra as cotas para negros e estudantes de escolas públicas foi proposta pelo deputado estadual Flávio Bolsonaro (PP), que entrou na Justiça com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade). O deputado, que também é advogado, defendeu a ação no plenário do Órgão Especial.


Para ele, a lei é demagógica, discriminatória e não atinge seus objetivos. "O preconceito existe, não tem como negar, mas a lei provoca um acirramento da discriminação na sociedade. Até quando o critério cor da pele vai continuar prevalecendo? A ditadura do politicamente correto impede que o Legislativo discuta a questão", disse ele, durante sua defesa. A lei estadual tem o objetivo de garantir vagas a negros, indígenas, alunos da rede pública de ensino, pessoas portadoras de deficiência, filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

O relator do processo, desembargador Sérgio Cavalieri Filho, votou contra a liminar por achar que a política "de ação afirmativa tem por finalidade a igualdade formal e material". O Órgão Especial, no entanto, decidiu por maioria dos votos conceder a liminar, suspendendo os efeitos da lei. A decisão definitiva sobre o assunto ainda será analisada pelo Órgão Especial. A Uerj, a primeira instituição a adotar o regime de cotas, informou por meio de sua assessoria de imprensa que deverá se pronunciar amanhã sobre o tema.
Coreia do Norte
Do UOL Notícias*Em São Paulo
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas condenou nesta segunda-feira (25) o teste nuclear feito pela Coreia do Norte e o lançamento de três mísseis de curto alcance, iniciativas que o organismo qualificou como "clara violação" a suas resoluções anteriores.
Manifestantes sul-coreanos queimam cartazes com a bandeira da Coreia do Norte e fotos do líder Kim Jong-il, durante protesto em Seul depois do anúncio de teste nuclear feito pelo governo norte-coreano
A presidência de turno do Conselho, exercida este mês pela Rússia, destacou "a firme oposição e condenação" do principal órgão da ONU aos testes nucleares, segundo anunciou o embaixador russo perante o organismo internacional, Vitaly Churkin.A manifestação do CS da ONU é uma resposta ao anúncio feito hoje pelo regime comunista norte-coreano de que teria obtido sucesso em um novo experimento militar atômico."
A República Democrática e Popular da Coreia (RDPC) realizou com êxito um novo teste nuclear subterrânero neste 25 de maio, como parte das medidas destinadas a reforçar suas capacidades de dissuasão nuclear", revelou a agência de notícias oficial norte-coreana KCNA.O Ministério da Defesa da Rússia estimou que a explosão de 20 quilotons de potência - que provocou um terremoto de magnitude 4,5 na escala Richter - foi comparável às das bombas americanas que destruíram as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em 1945.
O primeiro teste desse tipo havia sido realizado por Pyongyang em 9 de outubro de 2006, com sismo de magnitude 3,58.Após esses testes nucleares norte-coreanos, o Japão chamou a reunião de emergência do CS, que "começará a trabalhar sobre uma nova resolução" contra o regime ditatorial norte-coreano, antecipou o diplomata russo.

Os membros do Conselho de Segurança evidenciaram a firme oposição e condenação ao teste nuclear realizado pela Coreia do Norte, o que constitui uma clara violação à resolução 1.718", afirmou Churkin ao fim da reunião. A resolução 1.718, aprovada pela ONU depois do teste de 2006, pedia a Pyongyang para suspender as atividades relacionadas ao programa de mísseis balísticos, e impunha à Coreia do Norte sanções econômicas.
A representante dos Estados Unidos no Conselho, Susan Rice, disse que a mensagem da ONU à Coreia do Norte será "forte". "Os Estados Unidos acreditam que se trata de uma grave violação das leis internacionais e de uma ameaça à segurança e à paz regional e internacional", destacou Rice, afirmando que Washington "buscará uma resolução forte, com medidas fortes". Os países que formam o Conselho de Segurança retomarão amanhã as negociações para determinar, após esta declaração de condenação, se avançam rumo a uma nova resolução condenatória contra o regime militar comunista da Coreia do Norte.
O professor Christoph Bluth, especialista em política militar nuclear da Universidade de Leeds, na Inglaterra, entrevistado pelo UOL Notícias declarou que os testes norte-coreanos ainda não deixam o mundo na iminência de uma guerra nuclear, mas não podem ser desprezados. Para o professor, os sul-coreanos sofrem o risco imediato de conflito, mas se o governo Obama não tomar uma atitude enérgica, a Coreia do Norte pode, em curto prazo, desenvolver tecnologia suficiente para alcançar o Havaí, que já é território norte-americano.
Entretanto, para Bluth, o principal motivo das constantes demonstrações de poder do governo Kim Jong-il seria aumentar à força o poder de barganha do país. A principal fonte de riquezas da Coreia do Norte ainda consiste nas ajudas internacionais.

Embaixador designado Arnaldo Carrilho está em Pequim (China) e vai adiar sua chegada a Pyongyang, que estava prevista para esta semana Embaixada brasileira adiada A tensão desencadeada na península pelo teste nuclear também determinou a decisão da diplomacia brasileira em adiar a abertura da primeira embaixada do Brasil na Coreia do Norte. Segundo a assessoria de imprensa do Itamaraty, o embaixador designado Arnaldo Carrilho está em Pequim (China) e vai adiar sua chegada a Pyongyang, que estava prevista para esta semana. O nome de Carrilho foi aprovado no início de março pelo Senado para o cargo de embaixador na Coreia do Norte.
O Brasil foi o primeiro país sul-americano a decidir abrir uma embaixada na capital norte-coreana. Em comunicado divulgado na tarde desta segunda-feira (25) o governo brasileiro condenou o teste nuclear realizado pela Coreia do Norte. "O Brasil expressa a expectativa de que a República Democrática Popular da Coreia se reintegre, o mais rapidamente possível e como país não nuclearmente armado, ao Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP). Da mesma forma, o governo brasileiro conclama a RPDC a assinar, no mais breve prazo, o Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBT) e a observar estritamente a moratória de testes nucleares", diz a nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário