terça-feira, 12 de maio de 2009

Ser OU Não SEr

Para Quem Diz que o Fest Campos de Poesia Falada, Festival Nacional de Poesia, criado em 1999 pelo poeta Artur Gomes e coordenado por ele até 2204, não alcançava os seus objetivos, e por isso deve acabar, leiam esses tópicos públicados hoje na Folha da Manhã, na coluna Boulevard assinada poelo jornalista Chico de Aguiar

Quem fala

A filósofa e poeta Viviane Mosé vai ser a conferencista no encerramento do 6º Seminário Intermunicipal de Educação que acontece de amanhã à sexta-feira, no Teatro Municipal Trianon, em Campos. Mosé é apresentadora do quadro "Ser ou não ser", do Fantástico, da TV Globo. A palestra vai abordar os desafios da educação na sociedade do conhecimento.

Quem fala (2)

Viviane Mosé é velha conhecida dos campistas. Em 2002 ela obteve o 1º e 2º lugares no Fest Campos de Poesia Falada, Festival que na época era realizado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. Os outros palestrantes são José Carlos Libâneo, Isabel Parolin, Celso Vasconcelos, Pedro Demo, Fábio Barbirato e Emília Cipriano. Além de Campos, participam São Fidélis, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, Italva, Itaperuna, Miracema e Macaé.

Importância

Vale lembrar também para refrescar a memória de quem quer matar a Poesia, que poetas como Gilberto Mendonça Teles, Eliakin Rufino, Tanussi Cardoso, Sérgio de Castro Pinto, Jovino Machado, e tanso outros grande poetas, não só participavam do Festival, como aqui estiveram em várias edições. Vale lembrar também que o poema Camões/Lampião de de autoria do paraibano Sérgio de Castro Pinto, vencedor do II FestCampos de Poesia Falada, no ano de 2000, posteriormente foi publicado em duas Antologias dos 100 Melhores Poemas do Século. Não só poetas das mais variadas regiões do país prestigiaram o FestCampos bem como os poetas da cidade e da região, tais como Fernando Leite, (vencedor do I FestCampos em 1999, Martinho Santafé(vencedor do III FestCampos em 2001), Antônio Roberto Góis Cavalcanti - Kapi, (vencedor do IV FestCampos em 2003).
Além da premiação dos 5 mlehores poemas, o FestCampos de Poesia Falada, oferica prêmios aos 3 melhores intérpretes, contituindo assim não só um projeto de fomentação da criação poética, mas também a interpretação de poesia falada.

Lady Gumes African´sBaby

meto meus dedos cínicos
no teu corpo em fossa
proclamando o que ainda possa
vir a ser surpresa
porque amor não tem essa
de cumer na mesa

é caçador e caça na floresta
mastigando o que ainda resta
desta pátria indefesa

ponho meus dedos cínicos
sobre tua costas
vou lambendo bostas
destas botas neo burguesas
porque meu amor
não tem essa de vir a ser surpresa
é língua suja e grossa
visceral ilesa
pra lamber tudo que possa
vomitar na mesa
e me livrar da míngua
desta língua portuguesa

Artur Gomes
http://carnavalhagumes.blogspot.com/

Mal Nenhum
Lobão / cazuza

Nunca viram ninguém triste

Por que não me deixam em paz

As guerras são tão tristes

E não tem nada de mais

Me deixem bicho acuado

Por um inimigo imaginário

Correndo atrás dos carros

Como um cachorro otário

Me deixem ataque equivocado

Por um falso alarme

Quebrando objetos inúteis

Como quem leva uma topada.

Me deixem amolar e esmurrar

A faca cega, cega da paixão

E dar tiros a esmo e ferir

o mesmo cego coração.

Não escondam suas crianças

Nem me chamem o síndico

Nem me chamem a polícia

Nem me chamem o hospício, não

Eu não posso causar mal nenhum

A não ser a mim mesmo

A não ser a mim mesmo

A não ser a mim

mal ma ma ma ma mal mal nenhum

a não ser a mim mesmo

A não ser a mim.


Um comentário:

  1. Enfim foi criada uma associação para nós desocupdos...parabéns muito bacana o blog...

    ResponderExcluir